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 História e Cultura Afro brasileira Lei nº 10.639/2003

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lovana




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História e Cultura Afro brasileira Lei nº 10.639/2003 Empty
MensagemAssunto: História e Cultura Afro brasileira Lei nº 10.639/2003   História e Cultura Afro brasileira Lei nº 10.639/2003 Icon_minitimeDom Mar 29 2009, 16:22

Colégio Científico São Leopoldo
Profa. Lovana Manzke (projeto a ser desenvolvido no segundo semestre de 2009, com culminância no mês de novembro, com data a ser definida)
História e Cultura Afro brasileira Lei nº 10.639/2003
Justificativa:
A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O mesmo artigo ainda determina que tais conteúdos devesse ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Objetivo:
Proporcionar competências e habilidades em torno da temática História e cultura afro-brasileira, conforme proposto pela lei 10.639/2003.
Organização Curricular: (Conteúdo):
Macroregiões: Geografia, migração e macro-regiões. A escravidão na África. A escravidão mercantilista para as Américas. - Imagem e Cultura: A imagem dos Negros na mídia brasileira. História e Memória da Cultura africana no Brasil. Cultura negra brasileira na contemporaneidade.
Competências e Habilidades Gerais:
Perceber que esse estudo deve se fazer presente e interdisciplinar: história, literatura e arte, tornando-o presentes em nosso cotidiano como forma de inclusão. Propiciar uma reflexão interdisciplinar através do conhecimento dos diversos projetos de resistência, negociação e superação presentes na África e no Brasil.
Reconhecer o papel que as culturas, técnicas e instituições sociais africanas tiveram, e têm, na formação da sociedade brasileira.

Projeto de História - A escravidão no Brasil
Introdução
O período escravagista brasileiro é uma das marcas mais trágicas da história de nosso país. Por quatro séculos, a população negra capturada na África e trazida para o Brasil em navios negreiros foi aqui subjugada e submetida a regimes de trabalho escravos hoje impensáveis. Esse período sombrio de nossa história felizmente não impediu a miscigenação entre as culturas afro, indígena e portuguesa, estabelecendo aqui um resultado cultural dos mais ricos de todo o mundo. Conhecer esse período da história é um exercício precioso de compreensão da natureza humana e uma forma de valorizar cada vez mais os direitos humanos e a pluralidade cultural. Neste projeto didático, a proposta é dividir a turma em grupos que estudarão fases específicas do período escravagista. Ao final, os alunos apresentarão suas descobertas em seminários ou mostra cultural, com o apoio de cartazes ou de apresentações em computador.
Objetivos
Identificar traços da cultura negra no Brasil;
Compreender os motivos da resistência dos escravos negros;
Perceber o movimento abolicionista como uma luta para o fim da escravidão.

Conteúdos específicos
História da escravidão no Brasil;
Sincretismo como marca da resistência da cultura negra;
Lutas dos escravos negros pela liberdade;

Material necessário
Cenas dos filmes “Amistad” sobre a captura de escravos na África e a viagem pelo oceano Atlântico, na qual o sentido de mercadoria aplicado aos africanos é mostrado de forma clara; e “Quilombo” que mostra a resistência dos escravos e a formação de comunidades organizadas,
Trechos do seriado “Chica da Silva” (youtube)
Mapa múndi
Cartolina
Livros e sites sobre escravidão

Desenvolvimento

1ª etapa
Fazer uma sondagem para verificar o que os alunos sabem sobre a escravidão. Perguntar a eles o que sabem sobre escravidão, anotar as palavras-chave em uma cartolina, que será retomada ao final do projeto. Avisar a turma que, na aula seguinte, todos vão assistir a alguns trechos de filmes e novelas sobre o tema.

2ª etapa
Mostrar trechos de alguns filmes e novelas que abordem a vida dos negros e sua forma de resistência ao trabalho escravo. Conversar com os alunos sobre as cenas exibidas. Os alunos observaram alguma situação que para eles era desconhecida?

3ª etapa
Ir com os alunos à biblioteca da escola e separar livros que abordem o tema tratado. Dividir os alunos em grupos. Cada grupo irá pesquisar nesses livros informações referentes a um sub-tema específico: saída e chegada dos escravos negros, da localização no mapa mundo e da viagem nos navios negreiros; o dia-a-dia dos escravos nas fazendas, na mineração e no comércio; sobre a resistência a esses trabalhos e a formação dos quilombos; os movimentos abolicionistas e a cultura afro-brasileira.

4ª etapa
Os grupos deverão levar as informações obtidas nas pesquisas para a classe e iniciar a escrita de textos e cartazes sobre sua parte no trabalho, podendo desenhar ou colar figuras referentes a seu tema. Pedir aos alunos que preparem uma apresentação sobre os assuntos estudados. Para tornar os seminários mais ricos em informação, sugerir aos alunos que ambientem suas falas com objetos culturais que caracterizem o sincretismo afro-brasileiro. Os grupos podem trazer receitas da culinária, tocar e cantar músicas, mostrar instrumentos musicais, danças e outros costumes já incorporados à cultura de nosso país.

Conclusão
Apresentação e convite para outras turmas para assistir numa Mostra Cultural, a apresentação dos trabalhos sobre o tema trabalhado.
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